RE: [obm-l] RE: [obm-l] RECREAÇÃO! (Problema dos Avioes)

Eu gostaria de ver a solucao com 3 avioes.  Eu so consigo imganiar a volta
com o uso de 6 avioes.  Se imaginarmos que o reabastecimento de um
aviao eh instantaneo e ele pode ser reusado ai a conta cai pra 4 avios, mas
nao 3.

Uma solucao com 4 avioes:
Avioes A, B e C partem na direcao leste, apos voarem 1/8 da distancia
A, B e C tem 4/8 - 1/8 = combustivel para 3/8 da distancia...
C passa 1/8 para A e 1/8 para B
C tem combustivel pra voltar...
A e B estao de tanque cheio e seguem na direcao leste
apos mais 1/8 da distancia..
A e B tem combustivel para 3/8 da distancia
B passa 1/8 pra A
B fica com 2/8 que e suficiente pra retornar a base
A fica com o tanque cheio e segue na direcao leste

Quando B chega `a base A esta ah 4/8 de distancia e com
combustivel pra voar  mais 2/8.  Nesse instante partem
B, C e D na direcao oeste
Apos voarem 1/8 da distancia...
D passa 1/8 para B e 1/8 para C
D tem combustivel pra voltar...
B e C estao de tanque cheio e seguem na direcao oeste
A esta ah 2/8 de distancia deles e tem combustivel
para mais 1/8
passados mais 1/8...
A, B e C se encontram
B e C tem combustivel pra 3/8
A esta de tanque vazio
B passa 1/8 para A
C passa 1/8 para A
os 3 avioes tem combustivel pra chegar na base.

>From: "Rogerio Ponce" <rogerio_ponce@hotmail.com>
>Olá Jorge,
>
>com 3 aviões já é possível dar a volta ao mundo.

MSN 9 Dial-up Internet Access helps fight spam and pop-ups – now 2 months
FREE! http://join.msn.click-url.com/go/onm00200361ave/direct/01/