RE: [obm-l] O JOGO DOS 15!

Olá Jorge e colegas da lista!

Bem, vc pode tracar uma infinidade de circunferências com um compasso 'fixo'
.
Além da circunferência trivial para aquela abertura, vc poderia fazer o
seguinte:

1o. método:
Use a base de um copo, e , com a ponta de grafite do compasso, trace a sua
circunferência. Como pode existir uma infinidade de bases diferentes, vc
poderia tracar uma infinidade de circunferências.

2o. método:
Coloque a ponta seca do compasso sobre cada ponto da circunferência trivial,
e trace outra circunferência. Após percorrer toda a circunferência original,
o seu desenho externo será uma circunferência com o dobro do raio. Como esse
processo pode ser aplicado à cada circunferência, vc poderia obter todas as
circunferências de raios 1R, 2R,3R etc.

Acordei de bom humor.
Bom dia a todos!
Rogério.