De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: "obm-l" obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Fri, 02 Jul 2004 20:36:40 -0300
Assunto: Re:[obm-l] Problema interessante de PA

> Acho que a condição necessária e suficiente é: um dos termos é o simétrico da razão da  PA:
> Ida:
Se um dos termos é o simétrico da razão então 0 pertence a PA e a razão também é um de seus termos.
> Podemos dividir em dois casos: r>0 e r<0
r >0
Se r>0 então o primeiro termo desta PA deve ser um número negativo digamos
-nr, com n natural não nulo.
Pela definição de PA cada termo a partir do segundo é igual ao anterior mais a razão. Logo todos os termos a partir do segundo serão escritos como a soma de dois termos da própria PA.
O problema seria o primeiro termo mas neste caso temos
-nr =-(n-1)r-r
onde -(n-1)r
e -r são dois termos distintos da PA.

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br

Para: "obm-l" obm-l@mat.puc-rio.br

Cópia:

Data: Fri, 02 Jul 2004 15:20:43 -0300

Assunto: [obm-l] Problema interessante de PA

Scan engine: VirusScan / Atualizado em 02/07/2004 / Versão: 1.5.2
Proteja o seu e-mail Terra: http://www.emailprotegido.terra.com.br/