Re: [obm-l] Re:[obm-l] RES: [obm-l] Derivadas Parciais (Resposta ao comentário do Artur)

O conceito de continuidade uniforme, alem do que vc
disse, tem uma interpretacao interessante. Suponhamos
que f seja definida em um dominio D de R^m com valores
em R^n. Se a pertence a D, dizemos que f eh continua
em a se, para todo eps>0, existir um d>0, tal que, se
x estah em D e |x-a|<d, entao |f(x) - f(a)| < eps. De
modo geral, temos d = d(eps, a), isto eh, d depende de
eps e de a. Por exemplo, a funcao f(x) = 1/x eh
continua em R - {0}. Mas, para um dado eps, a escolha
do d sempre dependera de a. Naum eh possivel encontrar
um d que, para um mesmo eps, atenda aa condicao de
continuidade para todos os reais a<>0.
Quando, para todo eps>0, for possivel encontrar  um
mesmo d que assegure a condicao de continuidade para
todos os elementos do dominio D, dizemos entao que f
eh uniformemente continua. Isto eh, d = d(eps), d
depende so de eps. Exemplos triviais sao as funcoes
constantes e a funcao identidade f(x) = x. Outro
exemplo eh f(x) = 1/x em [a, inf) para todo a>0.
Mudando-se apenas as palavras, temos a definicao
usual, na qual o fato de d nao depender de a, mas so
de eps, estah implicito. f eh unformemente continua em
D se, para todo eps>0, existir um d>0, (dependente de
eps)tal que, para todos x e y de D satisfazendo a
|x-y| < d, tivermos |f(x) - f(y)| < eps.
Se D for o dominio de f, eh imediato que continuidade
uniforme implica continuidade.
Artur