Re: [obm-l] CADEIAS DE MARKOV!

Olá Jorge,

você sabe que, vez por outra, todos nóscometemos erros de interpretação ao
ler essas charadas. E não se engane, mesmo os autores também erram ao
escrevê-las, ao pensar em um problema e enunciá-lo de forma diferente, de
modo a alterar sua solução.
Então, não vamos nos prender aos 60% que alguém também possa ter encontrado,
e me acompanhe no seguinte raciocínio:

Vejamos duas variações sobre o enunciado original,  onde está dito :
¨a probabilidade de que ele fume cigarros sem filtro, em duas semanas
seguidas é 0,7. ¨

1a. variante:
¨Na média, de cada 100 pares de semanas consecutivas, em que ele tenha
fumado cigarros sem filtro na primeira semana, ele fuma cigarros sem fitro
na semana seguinte em 70 pares.¨

2a. variante:
¨Na média, de cada 100 pares de semanas consecutivas,  ele fuma cigarros sem
filtro nas duas semanas seguidas em 70 pares.¨

Pois bem,  parece-me que a interpretação do Fábio foi a da 1a. variante
(repare que ele considera 0,7 como sendo um dos elementos da matriz de
transição) , enquanto eu me decidi pela 2a. variante.

E a questão é : você acha que o enunciado original corresponde, de fato, a
qual variante?

Grande abraço,
Rogério.

Caro Rogério, não tenho certeza, mas, me parece que a resposta correta do
problema da cadeia de Markov vale 60%. Apesar do seu raciocínio estar
aparentemente correto, tudo leva a crer que o Fábio matou a charada!