Re: [obm-l] Inversão de Matriz Simétrica

Eu ate um tempo atras tinha visto um metodo (algo que voces da Computaçao chamariam de "Algoritmo de Alto Nivel") para inversao de matrizes, no livro de algebra Linear do Elon, e este metodo demora um tempo polinomial (nao sei de que grau mas nao deve passar de 7...).
Se voce souber implementar o Metodo de Eliminaçao de Gauss para Sistemas Lineares, a implementaçao do metodo do Elon e imediata.
Bem, eu nao sei aonde voce pode achar tal livro mas nas bibliotecas de muitas universidades deve ter.

iii <hugoiver@yahoo.com.br> wrote:
Olá, estou com o seguinte problema, tenho que inverter uma matriz, que a príncipio pode ser de dimensão muito grande. Preciso implementar uma algoritmo que faça essa inversão tirando vantagem do fato da matriz que preciso inverter ser simétrica. Existe uma fatoração, a fatoração de Cholesky, que tira certo proveito disso, mas estou me perguntando se não existiria um método mais eficiente de se fazer isso. Alguém conhece? Qualquer ajuda é bem vinda.

[]´s
Iver

Yahoo! Mail - Participe da pesquisa global sobre o Yahoo! Mail. Clique aqui!

TRANSIRE SVVM PECTVS MVNDOQVE POTIRI

CONGREGATI EX TOTO ORBE MATHEMATICI OB SCRIPTA INSIGNIA TRIBVERE

Fields Medal(John Charles Fields)

N.F.C. (Ne Fronti Crede)

Yahoo! Mail - Participe da pesquisa global sobre o Yahoo! Mail. Clique aqui!