[obm-l] Re:[obm-l] Problema de combinatória

n é um natural de 3 algarismos.

Suponhamos, por hipótese, que 6 | n entao existe k
natural tal que n=6k, ou seja, n é múltiplo de 6.
Queremos exibir a quantidade de nºs n.

Para que um natural seja mulp. de 6 é suficiente
mostrarmos que ele é par e múltiplo de 3.

Múltiplo de 2 significa que o dígito das unidades é 0,
2, 4, 6 ou 8.
Múltiplo de 3 significa que a soma dos tres dígitos do
número é multipla de 3.

Vamos a contagem!

I) Fixando com o nº 0 o digito das unidades temos que a
soma dos outros dois tem que ser um multiplo de 3.
Braçalmente verifico que existem 3.(3+3+4)=30 nºs

II) Fixando com o nº 2 o digito das unidades temos que a
soma dos outros dois tem que ser um multiplo de 3.
Braçalmente verifico que existem 3.(3+3+4)=30 nºs

Prosseguindo da mesma forma existem 30 nºs para o 4, 6
e o 8 no dig. das unidades.

Portanto existem 5.30=150 números.

Note que, para contar, braçalmente, os nºs de cada item
eu fixei ou o dig. das dezenas ou o das centenas e
variei o que restou. Pode se notar tambem que, dentre 3
números consecutivos UM deles será multiplo de 3, logo
ao fixarmos dois digitos e variarmos o terceiro,
encontraremos 3 ou 4 possibilidades dependendo da soma
dos dois fixos nao ser ou ser multipla de 3
respectivamente, acho que isto seja útil.
Falou.

> Olá pessoal, é um prazer participar desta lista.
>
> Resolvi o problema abaixo dividindo-o em muitos
casos.

> "Quantos números de 3 algarismos distintos são
divisíveis por 6?"

> Peço sugestões para uma resolução mais suscinta.
>
> Agradeço

Atenciosamente,

Engenharia Elétrica - UNESP Ilha Solteira
Osvaldo Mello Sponquiado
Usuário de GNU/Linux

AntiPop-up UOL - É grátis!
http://antipopup.uol.com.br/