Re: [obm-l] Livro: Calculo sem epsilons nem deltas alguem ja leu?

Claudio, a ideia que voce tem de que "no primeiro ano na usp nao se pede
nada para ser demonstrado" nao esta completamente correta. Se pede sim,
o meu curso de calculo 1 foi dado por um professor que era um analista,
assim nao tinha como fugir,outro exemplo, no primeiro curso de
estatistica que tive, lembro que era pedido para provar certas relacoes
sobre esperança e variancia e etc, no ultimo semestre do ano passado (eu
estava no primeiro ano!) usamos bastante o livro do Hoffman e Kunze para
aprender algelin e nao tinha como nao demonstrar teoremas. De fato
conheco muita gente que fala "Ai..eu sou muito mal nas questoes do tipo
"prove que"" é estranho pois essa mesma pessoa deve usar resultados sem
saber de onde vieram e isso de alguma forma, um tipo de alienacao.
Alguem que gosta de matematica nao necessariamente é apaixonado por
algebrismos abstratos e formalismos! Se alguem se interessa em por
exemplo achar a expressao de uma funcao atraves de alguns dados
experimentais derivar, igualar a zero e achar o ponto de maximo, na
minha humilde opiniao nao é mais ou menos matematico do que aquela
pessoa que sabe analisar rigorosamente as condicoes de derivabilidade de
uma funcao e etc. Veja o meu caso por exemplo, sempre gostei muito de
geometria (apesar de nunca ter sido o melhor da sala :) ) e me encantei
pela integral só pelo  fato dela poder calcular a area de qualquer
figura geometrica maluca isso me motivou a estudar e quando tive calculo
I e o professor comecou a falar de integral nao perdi o interesse pq ja
tinha me encantado antes, mas percebi que os meus colegas dormiam na
sala enquanto o professor falava de particoes e somas superiores e
inferiores...Poxa, por que nao falar de como o homem sofreu durante o
seu desenvolvimento cientifico até conseguir integrar uma funcao? Por
que nao motivar os alunos com as ideias intuitivas geniais de Newton,
Leibiniz e cia. livre dos formalismos de Cauchy, Hilbert e Riemman? Os
formalismos sao muito importantes afinal, fundamentam tudo o que
fazemos, mas no inicio apenas atrapalha fazendo com que mais e mais
pessoas abandonem os cursos de exatas. Sempre penso que é muito raro
motivar alguem a derivada tratando-a como o limite de um quociente
misterioso mas se antes ou até um CURSO antes o professor motivar, falar
o que voce pode fazer, como surgiu, as dificuldades de quem criou as
ideias inicias e as aplicacoes desse bixo chamado derivada teriamos
alunos muito mais motivados a engulir os formalismos da matematica atual
num curso posterior. Tambem acho que a pesquisa cientifica tem sim que
estar fundamentada solidamente em formalismos para ter algum valor
cientifico mas para criarmos cientistas e pesquisadores preciamos antes
de alunos com a imaginacao solta, criativos e nao só inteligentes,
alunos que pensem do jeito que Newton, Leibiniz, Lagrange, Laplace ,
Gauss, Sophie Germain, Euler e etc pensavam, como fizeram cada
descoberta e etc, e depois, introduz-se o formalismo falando dos
problemas que poderiam ocorrer sem ele e etc. Conforme conversamos no
bar hoje existe muita producao cientifica pomposa com pouca criatividade
se escondendo de baixo de varios simbolos. Tambem nao é atoa que
atualmente descobertas cientificas com muito valor e com criatividade
parecida com os dos cientistas do seculo 16, 17 sao feitas fora das
universidades...pegue o exemplo de Bezier e Mandelbrot...