Re:[obm-l] Livro: Calculo sem epsilons nem deltas alguem ja leu?

Oi, Niski:

Eu não sou professor nem profissional de matemática, mas já pensei muito sobre esse assunto e tenho uma opinião formada a respeito (tendo dito isso, adoraria ouvir opiniões divergentes da minha).

Eu acho que o aluno que decide fazer curso superior de exatas deveria ter sido cativado pela matemática no ensino médio. Se não foi, isso se deve à baixa qualidade dos professores que teve e/ou dos livros-texto que usou.

A beleza da matemática está principalmente nas demonstração engenhosas dos seus teoremas e nas idéias por trás destas demonstrações, muitas das quais são perfeitamente inteligíveis para um aluno normal de ensino médio.

O problema parece ser que, neste nível, não são apresentadas demonstrações.
Como diz o Morgado, no ensino médio não existem teoremas, apenas observações.
Acho que isso explica a dificuldade que os alunos de exatas têm ao encontrar não apenas epsilons e deltas, mas qualquer tipo de demonstração. É a dificuldade que todo mundo tem ao abordar um assunto pela primeira vez.

E o problema não pára no ensino médio. Eu fiquei surpreso ao descobrir que, durante todo o primeiro ano da faculdade de matemática (pelo menos na USP), os alunos não precisam demonstrar nada.
A primeira matéria onde demonstrações são cobradas é Análise Real, uma matéria importantíssima de 2o. ano, onde são apresentados vários conceitos não triviais, que os alunos precisam absorver ao mesmo tempo em que têm que aprender - na marra -a demonstrar teoremas. Ou seja, eles enfrentam dois obstáculos difíceis ao mesmo tempo. Não é a tôa que muitos desistem ou são reprovados.

O problema do ensino médio (e fundamental) é muito complicado, mas acho que, na faculdade, um paliativo pode ser implementado com relativa facilidade.
Eu me refiro a duas matérias que seriam inseridas no currículo do primeiro ano da faculdade de matemática. Uma delas já foi discutida aqui na lista: trata-se de um curso de "Matemática do Ensino Médio", onde seriam apresentados os tópicos que deveriam ter sido vistos durante o ensino médio, com direito a demonstrações e exercícios não triviais. Seria algo semelhante aos cursos de preparação para IME-ITA ou olimpíadas de matemática oferecidos pelos cursinhos especializados.
A outra seria uma "Introdução à Matemática Superior". Nesta os alunos seriam apresentados aos conceitos básicos da matemática universitária: lógica formal, teoria dos conjuntos (incluindo relações, funções e construção dos conjuntos numéricos),  estruturas algébricas básicas (grupos, anéis, corpos e estruturas-quociente), e uma introdução aos epsilons e deltas e à teoria dos números.
Em ambas as matérias, que poderiam durar o primeiro ano inteiro, a ênfase seria em conjecturas e demonstrações.
O objetivo é fazer com que os alunos cheguem no 2o. ano com uma boa base de matemática do ensino médio e com uma boa noção do que é fazer matemática (pelo menos de acordo com Pal Erdos) - conjecturar e demonstrar.

[]s,
Claudio.