[obm-l] Re: [obm-l] Re:[obm-l] Número irracional

Como devo proceder para verificar esta afirmação:Se n
não é um quadrado perfeito, então sqrt{n} é irracional.
Grato desde já com a possível ajuda de vocês.
====
Olá ,cheguei a uma solução :
Se n não é um quadrado perfeito , isso significa que
pode ser escrito como n=(a*b*c...) , onde {a,b,c,..},
são primos entre si(p.e.s.).

Desculpe ser chato, mas 36 = 4*9 e 4 e 9 sao primos
entre si.

Acho que o que voce quer eh escrever n como sendo n =
a^2*b, onde a e b sao inteiros e b eh livre de
quadrados, ou seja, b = produto de primos distintos.

[]s,
Claudio.

Valeu Claudio ,talvez eu tenho subestimado a
questão... : ) .
Chato que nada,acho que nesses 2 anos que eu estou aqui
na lista , aprendi mais do que no meu 2°grau .

Abraços
Luiz H. Barbosa

AntiPop-up UOL - É grátis!
http://antipopup.uol.com.br/