Re: [obm-l] Recreacao

>Perdoe-me a insistência, mas quando você fez f(t)
>tal que f(0)=0 e f(24)=L, e também g(0)=L e g(24)=0, você
>não está só modelando em matematiquês a mesma resposta
>que ele deu?
Sim, sem duvida estou modelando matematicamente a situcao. Mas nao estou
apenas passando do Português para o matematiquês, porque usei fatos
comprovadamente verdadeiros da Matematica. Dentro da hipotese feita de que
as funcoes f e g sao continuas.
Quando vc modela matematicamente uma situacao ou fenomeno, vc quase sempre introduz algumas simplificacoes. Mas uma vez estabelecido o modelo, as conclusoes devem obedecer aa correcao matematica.

>O raciocínio usado me parece exatamente o mesmo,
>só muda o nome "façanha" pra "teorema do valor intermediário".
A palavra facanha, aqui, espelha a nossa experiencia com o mundo em que vivemos, sem demonstracoes matematicas. Na situacao analisada, a nossas vivencia diz, sem necessidade de modelos matematicos, que os 2 monges tem que se encontrar. Jah a aplicacao do t. do valor intermediario estah ligada a odelagem matematica da situacao

>Ele pode não ter sido totalmente formal ao descrever a solução,
>mas eu ainda não consigo ver onde a solução dele é logicamente
>inconsistente.
A solucao dele nao eh logicamente inconsistente. De fato, baseia-se numa analise logica da situacao. Mas a conclusao de que os dois monges se encontram veio de uma observacao do que acontece no mundo em que vivemos, e nao de uma analise matematica. A solucao dele simplesmente nao eh matematica. O que de modo algum significa que naum seja uma solucao inteligente.
Artur

OPEN Internet
@ Primeiro provedor do DF com anti-vírus no servidor de e-mails @ ========================================================================= Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html =========================================================================