Re: [obm-l] CONTRAPOSITIVA

Que regra de inferencia é essa? as que eu conheço são modus ponens, modus tollens, conjunção, simplificação e adição e nenhuma delas diz que p ->q <=> ~(p ^~q) é uma definição.
Gostaria ainda de expressar minha opinião a respeito do ensino de lógica proposicional. É realmente estranho que se ensine lógica de proposições com a "desculpa" de demonstrar os teoremas da teoria de conjuntos (isso é feito no ensino médio). Em geral o que se faz é citar que os teoremas da teoria de conjuntos poderiam (demonstrações estão em falta mesmo...) ser demonstrados usando a lógica de proposições, entretanto a ligação entre esses assuntos não é feita (conforme consta no livro Exame de Textos já citado nessa lista algumas vezes).
No caso da contrapositiva eu acho bastante razoavel dizer que A é um subconjunto de B somente se B' é um subconjunto de A' (onde X' é o complementar de X em relação ao universo) isso pode ser visualizado com os diagramas de Venn-Euler. A proposição p->q é equivalente a dizer que o conjunto dos elementos que têm a propriedade p é um subconjunto do conjunto dos elementos que têm a propriedade q e isso é o mesmo que dizer que o conjunto dos elementos que não têm a propriedade q está contido no conjunto dos elementos que não têm a propriedade p, isto é ~q ->~p
[]'s MP

P.S. Fiquem a vontade para discordar e/ou corrigir minhas besteiras.