Re: [obm-l] Xadrez

Claudio Buffara said:

> Forme a matriz de transicao P desse sistema (uma matriz 64x64), calcule
> P^n e veja o que acontece quando n -> infinito.
>
> Por exemplo, numere os quadrados do tabuleiro da seguinte forma:
> 01  02  03  ...  07  08
> 09  10  11  ...  15  16
> ..  ..  ..  ...  ..  ..
> 57  58  59  ...  63  64
>
> Em seguida, calcule p(i,j) = probabilidade do rei ir do quadrado i ao
> quadrado j.
>
> Por exemplo:
> p(k,k) = 0, para todo k; p(1,2) = 1/3; p(3,10) = 1/5; p(10,11) = 1/8;
> p(10,12) = 0.

> [...]

Na realidade, dá para fazer algo mais esperto: o tabuleiro de xadrez
possui dois eixos de simetria e um centro de simetria, logo conjuntos de 4
(ou até de 8) casas têm associações naturais, logo só é necessária uma
matriz 10x10:

01233210
14566541
25788752
36899863
36899863
25788752
14566541
01233210

Além disso, se lim A^n quando n->inf vale B, então AB = B, logo B é uma
matriz cujas colunas são todas autovetores de A, logo é possível obter uma
resposta exata para o valor dessas probabilidades.

[]s,

--
Fábio "ctg \pi" Dias Moreira