Re: [obm-l] Uma certa confusao

E aqui um exemplo de uma funcao f:R^2 -> R que possui
derivadas parcias em (0,0) mas naum todas as
direcionais.

f(x,y) = x+ y se x =0 ou se y=0
f(x,y) =1, para todos os outros pares (x,y)

No eixo horizontal (y=0), f(x,0) = x e df/dx(0,0) =1.
Analogamente, df/dy(0,0) =1. Mas, se nos aproximarmos
de (0,0) segundo qualquer vetor u naum paralelo aos
eixos, temos, para todo real t<>0, que (f(t*u) -
f(0,0))/t = 1/t, que naum apresenta limite quando
t->0. Logo, as 2 derivadas parciais de f existem em
(0,0), mas nenhuma outra derivada direcional existe
neste ponto. Alem disto, verificamos tambem que f eh
descontinua em (0,0).
Este exemplo considera uma funcao um tanto patologica,
mas hah outros com funcoes mais razoaveis.
Artur

--- "claudio.buffara" <claudio.buffara@terra.com.br>