Re: [obm-l] Uma certa confusao

Naum hah problema com derivadas parciais, nem com
qualquer outro conceito matematico. Existe, sim, o
fato de que, no caso de funcoes definidas em R^n,
n>=2, derivadas parciais, pelos motivos que o  Claudio
citou, informam menos sobre o comportamento da funcao
do que que gostariamos. O que naum eh bom quando se
trabalha com problemas de programacao naum-linear, mas
eh um fato.
Eh que quando estamos na reta real, soh podemos nos
aproximar de um ponto por duas direcoes, ou seja, pela
esquerda ou pela direita, supondo-se que o ponto
esteja no interior do dominio de f. Mas quando n>=2,
podemos nos aproximar segundo infinitas direcoes, e
aih as coisa mudam. Passamos naum de 2 para 5
trilhoes, mas de 2 para infinitas direcoes.
E podemos ainda nos aproximar naum por retas mas
tambem por curvas que passem pelo ponto e esteja
contidas no dominio da funcao. Um fato que eu naum
acho muito intuitivo: Eh possivel que as restricoes de
f a todas as retas que passem por um ponto x sejam
continuas mas que f, entretanto, naum seja continua em
x. Os exemplos que eu jah vi sao um tanto
"patologicos", mas matematicamente perfeitos.
Artur