Re: [obm-l] derivadas parciais - Correcao

Oi Claudio,
Eu, conforme disse em outra mensagem, estou na duvida
se podemos aplicar o teorema do valor medio. As
condicoes dadas naum implicam que f seja diferenciavel
num aberto. Eh verdae que, conforme vc disse, implicam
continuidade uniforme. E mais ainda, implicam que f eh
Lipschitz, pois |f(x) - f(y)| <= M*||x -
> y|. Mas acho que naum implicam a existencia de todas
as derivadas direcionais. Eu estava achando que o fato
de as derivadas parciais serem limitadas em um
conjunto U implicariam a condicao desejada, mas isto
eh falso. Pedi ajuda ao grupo internacional sci.math,
e obtive o seguinte:

> I have a question and couldn't come to a conclusion
yet.
> Suppose all the partial derivatives of f:R^n -> R
exist and are
> bounded on an open set U. This doesn't imply
differentiability of f on
> U, but does it imply the existence of all the
directional derivatives
> of f on U?

No. With z = (x,y), let f(z) = 0 if z = (0,0), f(z) =
(xy/|z|)*sin(ln(|z|))
otherwise. Then f is C^oo on R^2 \ {(0,0)}. A little
computation shows that
the partial derivatives of f are bounded on R^2 \
{(0,0)}. Because f
vanishes on the coordinate axes, the partial
derivatives of f exist and are
bounded on all of R^2. But for x > 0, f(x,x) =
(x/sqrt(2))*sin(ln(sqrt(2)x)), which is not
differentiable at x = 0. Thus f
fails to have a directional derivative at (0,0) in the
direction of (1,1).
In fact, f fails to have directional derivatives at
(0,0) in all directions
except those along x and y axes.

--- "claudio.buffara" <claudio.buffara@terra.com.br>