Sent: Monday, May 03, 2004 8:08 AM
Subject: [obm-l] Progressão! Algo errado!

Um jardineiro tem que regar 60 roseiras plantadas ao londo de uma vereda retílinea e distante 1m uma da outra. Ele enche seu regador numa fonte situada na mesma vereda, a 15m da primeira roseira, e a cada viagem rega 3 roseiras. Começando e terminando na fonte, qual é o percurso total que ele terá que caminhar ate regar todas as roseiras?

Bom, o resultado da minha solução não está batendo com a do livro.
Provavelmente estou cometendo um equívoco, em algum lugar.

Desejaria que algum me apontasse o erro. Pois não consigo enchergar onde estou errando.

Minha Resolução:

Imaginei da seguinte forma, o jardineiro tem que encher o regador percorrer uma distancia regar 3 roseiras, voltar percorrendo a mesma distancia para encher o regador, depois percorrer a distancia anterior mais uma distancia y para regar mais 3 roseiras.

Logo as distancias forma uma P.A.

P.A. de razão = 6 e a_1 = 34
a_60 = 388

A PA seria: (34,40,46,52,...,388)

Logo o percurso seria a soma das distancias percorridas.

S_60 = (60(34+388))/2 = 12 660 metros.

O livro me dá o Resultado de 1 820 metros.

Totalmente distinto da minha resolução.

Algum erro grave eu provavelmente estou cometendo.

Queria que alguem me ajudasse...

Desde já agradeço,

Carlos

Yahoo! Messenger - Fale com seus amigos online. Instale agora!