Re: RES: [obm-l] + 1 da sexta série...

Acabei de perceber que errei uma besteira. A minha ideia foi simplesmente
usar Pitagoras no triangulo cujos vertices sao o centro da Terra, um dos
pontos onde a cinta "descola" da superficie, e o ponto mais alto atingido
pelo cinta.

Hipotenusa = r+h
Cateto do Cosseno = r
Cateto do Seno = rt + x/2  (antes, eu tinha usado rt + x)

Com essas equacoes, eu acho h = 401,67, em linha com o que o Cesar achou.

Tambem eh interessante observar que o angulo 2t eh igual a 1,284 graus, o
que significa que, sobre a superficie do Terra, os dois pontos de
descolamento estao a uma distancia de 143 km um do outro.

[]s,
Claudio.