Re: [obm-l] + 1 da sexta série...

Pessoal,

Todos vcs que mostraram como "resolver" esse problema consideraram
que o raio da circunferencia da cinta ficaria cerca de 1,5 metros
do chão em toda extensão da Terra. No entanto, não é isso que pede
o problema que eu enviei.

A altura h deve ser calculada levando em consideração a distância
do cinto até o chão qdo o mesmo é "puxado" em um dos lados. Ou seja,
qdo eu "esticar" a cinta em um ponto ela vai deixar de ficar frouxa
nos demais pontos, de forma que, a partir desse ponto, duas retas
tangenciam a superficie da Terra.

Na verdade, o problema que o Arthur postou é diferente do  meu.

Agora pensem novamente no que eu falei e calculem a altura que
ficará do chão. É bem interessante a resposta!

[]'s
Cesar

César Gomes Miguel <cesargm@ime.usp.br>