Re: [obm-l] Re: [obm-l] DUVIDA - funçao

--- Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br>
wrote:
> on 28.04.04 18:34, Artur Costa Steiner at

> base

> pouco
> com
> similar)
> implicam
> entendendo-se
>
> Oi, Artur:
> Como voce prova que a unica restricao de f aos
> racionais positivos eh a
> funcao logaritmo de base a?
> Eu consigo ver que, para r racional, f(a^r) = r e
> que log satisfaz essa
> equacao, mas por que log eh a unica funcao que o
> [...]

Oi Claudio,
Acho que de fato isso naum tinha ainda sido provado,
me precipitei. Mas como, por hipotese, f eh
monotonica, f possui uma inversa g. Da equacao
funcional a que f satisfaz, deduzimos com alguma
algebra, mas sem maiores dificuldades, que g satisfaz
a g(u+v) = g(u)* g(v) para todos reais u e v.
Deduzimos tambem que g(0) =1 e que g(1) = a. Desta
equacao funcional eh facil deduzir, por inducao que
g(n) = a^n para todo inteiro n>=0, resultado que eh
facilmente extendido para todo inteiro n (eh facil
mostrar que g(-n) = 1/g(n)).
Podemos tambem mostrar, por inducao, que g(n*x) =
(g(x))^n para todo real x e todo inteiro n. De g(1) =
g(n *(1/n)) concluimos que g(1/n) = a^(1/n). Se r= m/n
eh racional, entao g(r) = g(m * (1/n)) = g(1/n)^m =
(a^(1/n))^m = a^(m/n) = a^r. E isto nos conduz a que
f(r) = log_a(r) para todo racional r>0.
Eu acho ateh que ficava mais facil resolver todo o
problema para a inversa g, provando que g(x) = a^x
para todo real x, voltando entao para f.

Sem duvida, a sua solucao foi mais simples.
Artur