Re: [obm-l] DUVIDA - fisica

Eu posso estar falando besteira, mas e se usarmos o referencial da rampa?

Nesse caso, escolhemos os eixos coordenados da seguinte forma:
eixo-x: paralelo a superficie da rampa;
eixo-y: perpendicular a superficie rampa.

Sajam:
U: velocidade da esfera imediatamente antes do choque;
V: velocidade da esfera imediatamente apos o choque.
(ambas medidas no referncial da rampa)

Como a rampa eh lisa, podemos escrever para as componentes-x:
V*cos(z) = U*sen(z) ==>
V/U = tg(z)

Por outro lado, para as componentes-y:
V*sen(z) = e*U*cos(z) ==>
V/U = e/tg(z)

Ou seja, tg(z) = e/tg(z) ==> e = tg^2(z).

Serah que tah certo isso?

[]s,
Claudio.