RE: [obm-l] DUVIDA - fisica

Oi Joao,

Segue abaixo um esboco de solucao. Os detalhes voce completa :

1) Voce quer o COEFICIENTE DE RESTITUICAO. Conforme voce sabe, este
coeficiente pode
ser calculado pela fracao :

e =Velocidade de afastamente apos o choque / Velocidade de aproximacao antes
do choque

Logo, nos precisamos determinar estas velocidades.

2) A "Velocidade de aproximacao antes do choque" e trivial, pois a rampa
esta em repouso e
a - pequena - esfera de massa "Ma" e abandonada de uma altura H. Assim,
basta encontrar a
velocidade com que a esfera atinge a rampa, algo facilmente calculavel
aplicando, por exemplo,
a equacao de Torriceli ( V^2= V0^2 + 2gH )> Chame esta velocidade de V

3)  A "Velocidade de afastamente apos o choque" e, evidentemente, a soma dos
modulos das
velocidades da esfera e da rampa apos o choque. Para ver como calcular isso,
note que o
sistema "esfera+rampa+planeta terra" pode ser considerado isolado, pois
trocam apenas forcas
internas. Dai, o momento linear devera ser o mesmo, antes e apos o choque.
Antes do choque
e o momento linear da esfera IMEDIATAMENTE antes do choque, algo que voce ja
encontrou
em 1), pois basta multiplicar a velocidade ali obtida pela massa "Ma" da
esfera.

4) Notando que o momento linear do sistema "antes do choque" e vertical, de
sentido de cima
para baixo, segue que apos o choque tambem deve ser assim, pelo principio de
conservacao
do momentum, vale dizer, a soma dos momentos ( apos o choque ) da esfera e
da rampa
deve ser nulo, pois nao podera haver componente horizontal sob pena de apos
o choque o
momento linear nao se conservar. Dai :

MaV' + Mb*V'' = 0

Precisamos achar , modulo(V') + modulo(V'') = velocidade de afastamento apos
o choque
(pois a terra, logicamente, nao vai se mover ! )

5) No exato momento do contado da esfera com a rampa o momento transmitido a
rampa (chame-o
de L, por exemplo ) se faz atraves da perpendicular a superficie da rampa,
portanto, com um
angulo Z. Segue, pelo que vimos acima que a componente vertical deve ser
igual ao momento
antes do choque, pois e o que sera transmitido. A componente horizontal e o
momento da rampa.
Assim :

L*sen(Z) = Mb*V'' e  L*cos(Z)=Ma*V

6) Usando as equaceos em 5) e 6) vode pode determinar modulo(V') +
modulo(V''). Usando a
definicao em 1) voce calcula o COEFICIENTE DE RESTITUICAO.

Um Abraco
Paulo Santa Rita
2,0938,260404