Re: [obm-l] GEOMETRIA ESPACIAL

Sejam A e B os vértices, P e Q os centros das bases dos cones maior e menor,
respectivamente.
As retas AB e PQ se encontram no ponto M que, de acordo com o enunciado,
estará sobre a borda da base do cone mais baixo, uma vez que a reta BM,
suporte da geratriz do cone menor, passa por A.

Teremos que:
AP = h = altura do cone mais alto;
BQ = k = altura do cone mais baixo;
PM = r + 2s;
QM = s.

Os triângulos APM e BQM são semelhantes. Logo:
AP/PM = BQ/QM ==>
h/(r+2s) = k/s ==>
h/k = (r+2s)/s = r/s + 2   (1).

Mas também sabemos que os volumes dos dois cones são iguais, de forma que:
(1/3)*Pi*r^2*h = (1/3)*Pi*s^2*k ==>
s^2/r^2 = h/k   (2)

s^2/r^2 = r/s + 2.

Fazendo a = r/s, obtemos:
1/a^2 = a + 2 ==>
a^3 + 2a^2 - 1 = 0 ==>
(a + 1)*(a^2 + a - 1) = 0 ==>
a única raiz positiva é (raiz(5)-1)/2, que é o valor desejado de r/s (a
menos que eu tenha errado alguma conta).

[]s,
Claudio.