Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Problema do sábio

Ja´ que ninguem colocou a solucao ainda...

36 e´ o produto das tres idades. Decompondo 36 em 3 fatores inteiros,
temos as possibilidades:

36, 1, 1
18, 2, 1
12, 3, 1
9, 4, 1
9, 2, 2
6, 6, 1
6, 3, 2
4, 3, 3

como ha´ mas de uma opcao o segundo sabio nao pode
adivinhar as 3 idades.

Usando a segunda dica (soma da´ um certo numero - seja de janelas,
seja da casa da frente, seja de ovelhas, seja la´ o que for),
temos as seguintes possibilidades

36+1+1 = 38
18+2+1 = 21
12+3+1 = 16
9+4+1  = 14
9+2+2  = 13
6+6+1  = 13
6+3+2  = 11
4+3+3  = 10

Como o sabio nao conseguiu adivinhar e´ porque o numero desconhecido
so´ pode ser 13 (e´ o unico que permite duas combinacoes de mesma soma).
Logo o pastor tem tres filhas com uma das possibildades

9, 2, 2
6, 6, 1

Quando o pastor diz que existe uma filha de menor idade
(traduzido para o portugues costumeiramente como a "filha mais nova"),
a opcao (9,2,2) e´ descartada, ficando a opcao (6,6,1).

Abraco,
sergio