[obm-l] Algebra Linear - Geometria Analitica - Problemas simples

PessoALL,

Alguém ai pode me ajudar nessas aqui?? Eu sei que são
bem simples..mas eu resolvi e encontrei respostas que
diferem das do livro..

1)Num triangulo equilatero ABC, de lado igual a 3,
os produtos escalares AB.AC e AB.BC são,
respectivamente?

Eu usei..
AB.AC = |AB|.|AC|.cosA
AB.AC = 3.3.cos60
AB.AC = 9.1/2
AB.AC = 9/2

O mesmo para AB.BC já que ABC é equilátero..

No livro a resposta é dada como AB.AC=9/2 e
AB.BC=-9/2..de onde veio o -9/2 ??
para ter -9/2 teria que ser cos120..de onde vem isso??

2)O ponto P(x, 1) pertence a um dos lados do triangulo
de vértices
A(0,2), B(5,-1) e C(6,3) se x igual a..?

AB=(5,-3) ; AC=(6,1) ; BC=(1,4)
AP=(x,-1) ; BP=(x-5,2) ; CP=(x-6,-2)

fazendo pelo método do determinante (det = 0 -->
colineares), eu encontrei
x=3/5 e mais alguns outros valores que não me lembro
agora..mas nenhum
"batia" com o livro. No livro a resposta dada foi
x=3/5 ou x=11/2

Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil! Abra sua conta agora:
http://br.yahoo.com/info/mail.html