De: obm-l@mat.puc-rio.br
Para: "OBM" <obm-l@mat.puc-rio.br>
Assunto: [obm-l] Limite de duas variáveis
Data: 01/04/04 06:01

Pessoal,

Esse é um problema do meu livro que me deixou intrigado.

Temos a função f(x,y) = arctan(xy)/(xy).
Se 1 - x^2*y/3 < f(x,y) < 1, o que podemos dizer de limite de f(x,y) quando
(x,y) -> (0,0)?

Minha tentativa foi passar os limites nos três membros da inequação:

lim_(x,y)->(0,0) 1 - x^2*y/3 = 1 e lim_(x,y)->(0,0) 1 = 1

Logo 1 < lim f(x,y) < 1. Na minha interpretação, tal limite não existe, pois
não existe um real L que seja estritamente menor e estritamente maior que 1,
ao mesmo tempo. O problema é que o livro diz que o tal limite é realmente 1.

Como proceder?

Grato,
Henrique.

OPEN Internet