Re: [obm-l] Re: [obm-l] Limite de duas variáveis

Oi, Artur:

Acho que temos que supor que o dominio de f nao inclui os eixos.
Caso contrario, f nao estaria sequer definida.

Agora, sabemos que para todo z real, arctg(z) = z + O(z^3) ==>
para todo z <> 0, arctg(z)/z = 1 + O(z^2).

Pondo z = xy, ficamos com:
f(x,y) = arctg(xy)/(xy) = 1 + O(x^2y^2), para todo (x,y) no dominio de f

Assim, seja lah como for que (x,y) -> (0,0), desde que por um caminho
inteiramente contido no dominio de f, teremos x^2y^2 -> 0 e, portanto,
arctg(xy)/(xy) -> 1.

O que voce acha?

[]s,
Claudio.