Re: [obm-l] Limite de duas variáveis

on 31.03.04 23:45, Henrique Patrício Sant'Anna Branco at
hpsbranco@superig.com.br wrote:

> Pessoal,
>
> Esse é um problema do meu livro que me deixou intrigado.
>
> Temos a função f(x,y) = arctan(xy)/(xy).
> Se 1 - x^2*y/3 < f(x,y) < 1, o que podemos dizer de limite de f(x,y) quando
> (x,y) -> (0,0)?
>
> Minha tentativa foi passar os limites nos três membros da inequação:
>
> lim_(x,y)->(0,0) 1 - x^2*y/3 = 1 e lim_(x,y)->(0,0) 1 = 1
>
> Logo 1 < lim f(x,y) < 1. Na minha interpretação, tal limite não existe, pois
> não existe um real L que seja estritamente menor e estritamente maior que 1,
> [...]
Oi, Henrique:

Apenas um detalhe: se f, g e h sao funcoes de X em R, com X contido em R^n,
e se f(x) < g(x) < h(x) para todo x em X, entao o maximo que dah pra
concluir eh que:
lim(x->a) f(x) <= lim(x->a) g(x) <= lim(x->a) h(x), ou seja:
quando tomamos limites as desigualdades deixam de ser estritas.

Assim, no caso do seu problema, a conclusao eh que o limite eh de fato 1.

[]s,