From: "Rafael" <cyberhelp@bol.com.br>
To: "OBM-L" <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Wednesday, March 31, 2004 12:10 AM
Subject: Re: [obm-l] Somatorios de k^6 e de k^8

É verdade, Nicolau, para o proposto, não houve qualquer erro. Entretanto,
lendo com mais atenção, surgiram-me duas perguntas:

1) Qual é a "vantagem" de se calcular a soma até n (exclusive)?

2) Sobre a definição proposta: S_m(n) = 0^m + 1^m + ... + (n-1)^m, em sua
acordo com a definição, se 0^0 = 1, o que é uma convenção. Lembro-me de já
ter lido que nem sempre é possível afirmar isso, ou melhor, que somente uma
função analítica permite a conclusão, em geral, de que 0^0 = 1. O mesmo
seria válido para: 0/0, 0*oo, oo/oo, 1^oo, oo - oo. Você poderia explicar e
dar detalhes sobre isso?

Muito obrigado,

Rafael de A. Sampaio