Re: [obm-l] funcao geradora de momentos

> É faz sentido mas eu não estou conseguindo entender completamente isto.
> A funcao de distruição de probabilidade que voce diz é a density
> function que escrevem os livros ingles?

Oi, Niski:

Sem sofisticar muito, acho que pra maioria dos problemas (de um livro como o
Ross, por exemplo) dah pra usar as seguintes definicoes:

Funcao Distribuicao de Probabilidade de uma Variavel Aleatoria X:
F: R -> [0,1] dada por F(x) = Prob(X <= x)

Para Variaveis Aleatorias Continuas (dominio = R):
Funcao Densidade de Probabilidade de X:
f(x) = F'(x) = dF(x)/dx,
de modo que F(x) = Integral(-infinito...x) f(t)*dt

Para Variaveis Aleatorias Discretas (dominio = Z):
Funcao Densidade de Probabilidade de X:
f(n) = Prob(X = n), de modo que:
F(n) = Soma(-infinito <= k <= n) f(k)

Os casos mais patologicos (onde f nao eh Riemann-integravel ou F nao eh
derivavel) voce trata a medida em que eles forem surgindo...

[]s,
Claudio.