[obm-l] O TEOREMA DA ELEIÇÃO!

Ok! Nicolau e demais colegas! Grato pela sintética elucidação da tal "pérola
geométrica" que, sem perda de generalidade, vou ficar com a definição do prof.
Zoroastro Azambuja (PRISMATÓIDE!). A título de curiosidade, vejam abaixo um
teorema comprovado pela primeira vez em 1878, por W. A. Whitworth e
novamente em 1887 por J. Bertrand.

Suponhamos que numa eleição o candidaro P obtenha p votos e o candiadto Q
obtenha q votos com p > q. Calcule a probabilidade de que P lidere a votação
durante toda a contagem.

NOTA: Quero deixar claro que a minha opção pelo nome da tal figura, não é nada
pessoal, até porque a resolução enviada foi a melhor de todas que recebi. Ok!

Um abraço à todos!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br