Re: [obm-l] Polinomios e bijecoes em Z_p

on 16.03.04 17:09, Nicolau C. Saldanha at nicolau@mat.puc-rio.br wrote:

> Claro que sim. Por interpolação (que já foi discutida o bastante
> quando falávamos de seqüências) *qualquer* função de Z/(p) em Z/(p)
> é dada por um polinômio de grau menor do que p. Ou seja, temos p!
> polinômios de grau < p que dão bijeções de Z/(p) em Z/(p) e a sua
> expressão dá menos do que p^3 polinômios. Para p >= 7 temos que p!
> é bem maior do que p^3. Mesmo para p = 5 existem polinômios que
> são bijeções e não são da forma que você descreveu.
>
> []s, N.

Eu me dei conta disso 1 minuto depois de ter mandado a minha msg.

Mas ainda assim gostaria de saber se estes polinomios bijetivos tem alguma
forma especial.

Por exemplo, serah que todos os polinomios bijetivos sao obtidos a partir de
composicoes dos polinomios da forma acima e possiveis reducoes mod x^p - x?

Ou serah que esse eh um daqueles problemas cuja solucao eh feia e nao
oferece nenhum tipo de "insight" estrutural?

[]s,
Claudio.