Re: Res: [obm-l] Pentagono regular

On Sun, Mar 14, 2004 at 05:35:46PM -0300, Rafael wrote:
> Concordo em absoluto com tudo o que você expôs, Artur. Discordo
> veementemente de outra coisa: apelar para a Trigonometria quando não se
> enxerga algo mais simples em Geometria. Geralmente, as soluções
> trigonométricas nada têm de elegantes e, para muitos casos, embora resolvam
> o problema, dão um trabalho muito maior do que se utilizássemos conceitos de
> Geometria. A verdade é que a Geometria exige uma percepção de construções
> que a Trigonometria, de certa forma, dispensa.

Peço a todos um pouco mais de calma ao discutir algo que é puro gosto:
o Dirichlet gosta de soluções trigonométricas e o Rafael não.
Tudo bem que cada um queira dar a sua opinião neste debate milenar,
mas sem esquentar demais.

A minha impressão como professor é que existem claras diferenças entre
indivíduos: uns tem mais facilidade para um tipo de solução, outros
tem mais facilidade com outro tipo. O bom estudante de olimpíada conhece
os seus próprios pontos fortes e fracos e sabe qual a melhor estratégia
para ele. Ele também sabe que não deve desprezar os métodos que não
são especialmente do gosto dele.

[]s, N.