Re: [obm-l] outra de sequencia

On Sat, Mar 13, 2004 at 12:35:33AM -0500, Faelccmm@aol.com wrote:
> Primeiramente gostei da explicacao do n*(n-1)/2. Em relacao as sequencias, eu
> acho que ainda devemos dar credito para elas, pois mesmo havendo milhares de
> *termos possiveis*, eu acho, e proprio Nicolau tbem disse, que SEMPRE HA UMA
> QUE EH MAIS SIMPLES. Eh claro que uma sequencia pode ser simples para uma
> pessoa e para uma outra nao, mas essa SIMPLICIDADE esta relacionada a
> conceitos dominados pela maioria das pessoas.

Eu nunca tive a intenção de dizer isso. Devo ter me expressado muito mal
se você deu esta interpretação. Eu discordo completamente da interpretação
que você deu a o que quer que seja que eu tenha escrito.

O que eu acho é que em *alguns* casos há uma resposta mais "simples",
e o significado da palavra "simples" nesta frase é **muuuito** impreciso.
Afinal, aquele polinômio que apareceu em uma mensagem anterior minha
é ou não é mais "simples" do que a função p(n) que dá o n-ésimo primo?
Depende: há um monte de problemas em aberto envolvendo a função p(n)
que viram perguntas fáceis se ao invés disso considerarmos um polinômio
e nesse sentido um polinômio é mais simples.

Por outro lado se me disserem: estes primeiros termos
2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, --, --.
vão ser apresentados para 20 matemáticos (eu sou um dos 20 e não sei
nada sobre os outros 19) e aqueles que completarem as duas lacunas
no final da mesma maneira que a *maioria* dos outros vão ganhar um prêmio
(quem ficar na minoria não ganha nada). Eu marco nas lacunas 37 e 41.
Note que não existe resposta "certa" e resposta "errada": existe apenas
resposta majoritária (que ganha prêmio) e resposta minoritária (sem prêmio).
Isto é mais psicologia do que matemática.

[]s, N.