Re: [obm-l] outra de sequencia

Ola Claudio,

Primeiramente gostei da explicacao do n*(n-1)/2. Em relacao as sequencias, eu acho que ainda devemos dar credito para elas, pois mesmo havendo milhares de *termos possiveis*, eu acho, e proprio Nicolau tbem disse, que SEMPRE HA UMA QUE EH MAIS SIMPLES. Eh claro que uma sequencia pode ser simples para uma pessoa e para uma outra nao, mas essa SIMPLICIDADE esta relacionada a conceitos dominados pela maioria das pessoas. Por exemplo:
Uma coisa eh uma sequencia cuja logica envolve conceitos que envolvam MATEMATICA AVANCADA, uma outra coisa eh uma sequencia cuja logica envolve conceitos tao elementares que chegam a ser triviais. Ja ouvi um autor de best-seller de livros de *puzzles* dizendo:

*Puzzles bons sao aqueles que parecem super dificeis; mas, na verdade, sao faceis*

Nao sei dizer se poderiamos enquadrar *sequencias numericas* na categoria de puzzles. Gottfried Leibniz (1640-1716), filosofo e matematico alemao, ja disse algo interessante sobre os puzzles, jogos, na qual concordo plenamente.

“Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente.” Leibniz, 1715