[obm-l] Re: [obm-l] Seqüência

On Tue, Mar 09, 2004 at 01:10:23AM -0300, Claudio Buffara wrote:
> Alem da observacao do Nicolau, de que dado um numero finito de termos de uma
> sequencia, existe uma infinidade de regras que os produzem, e portanto, o
> problema nao tem solucao definida, hoje em dia basta consultar a
> enciclopedia de sequencia inteiras, onde ateh esta sua sequencia estah
> catalogada, por incrivel que pareca. Ou seja, este tipo de problema, de
> adivinhar o proximo termo, nao tem nem mais graca.

Só não concordo com a conclusão final.

O fato de existir a enciclopédia a meu ver não demonstra que este tipo
de problema não tem mais graça. Pelo contrário, para mim demonstra que,
apesar de ser um problema mal formulado (pois sempre existem infinitas
soluções), mesmo assim um grande matemático como o Sloane achou que
valia a pena investir esforço para organizar a enciclopédia e muita
gente acha que vale a pena consultá-la e melhorá-la.

Talvez o Claudio queira dizer que este tipo de problema é inadequado
para uma prova como uma OBM? Nisso eu concordo.

Ou talvez ele queira dizer que o problema é inadequado para ser discutido
nesta lista? Aqui eu discordo de novo. Os dois exemplos apresentados
são velhos e conhecidos para mim e provavelmente para o Claudio,
mas tem gente aqui que pode gostar de pensar neles. É claro que é bom
que estas pessoas saibam que a enciclopédia existe. E problemas deste
tipo podem ser muito interessantes e/ou importantes, especialmente
quando a enciclopédia *não* reconhece a seqüência! Talvez valha a pena
mencionar que eu usava a biblioteca profissionalmente há uns dois anos
atrás quando estava trabalhando mais em coisas deste tipo.

[]s, N.