Re: [obm-l] Re: [obm-l] Seqüência

Por favor nao me levem a mal. Eu sou um grande fa da enciclopedia e,
inclusive, queria aproveitar essa msg pra dizer que um participante da lista
e olimpico brasileiro - o Telmo Luis Correa Jr. - inventou um problema cuja
sequencia resultante foi incluida na enciclopedia pelo Sloane, o qual ateh
escreveu um artigo a respeito:
http://arXiv.org/abs/math.CO/0312418

Quando eu disse que nao tinha mais graca, referi-me ao fato de que nao eh
mais necessario ficar quebrando a cabeca pra se descobrir a lei de formacao
de uma sequencia. Basta dar uma olhada na enciclopedia. Obviamente, ha muita
gente (inclusive eu), que gosta desse tipo de exercicio e que soh consulta a
enciclopedia como ultimo recurso (no meu caso, dada a minha ansiedade, isso
quer dizer depois de uns 3 minutos)

Agora, como o Nicolau disse, a coisa fica interessante justamente quando a
enciclopedia nao conhece a sequencia. E foi precisamente isso o que
aconteceu com a sequencia do Telmo.

No mais, alguem jah disse que a matematica eh a ciencia dos "patterns"
(palavra que, infelizmente, tem muito mais significado em ingles do que a
traducao pro portugues, que eh "padrao"). E, pra mim, um dos melhores
exemplos de "pattern" eh o das sequencias de inteiros.

[]'s,
Claudio.