Re: [obm-l] A^2005 = I ==> A = I

on 02.03.04 16:30, Nicolau C. Saldanha at nicolau@mat.puc-rio.br wrote:

> Ou você não me entendeu ou eu não entendi você:
> p(x) = x^2005 - 1 só tem raízes simples.
>
> []s, N.

Como sempre, eu eh que nao entendi! Supuz erroneamente que o seu p(x) era o
polinomio caracteristico.
O resultado que voce menciona (e que eu nao conhecia) eh: se A eh raiz de
algum polinomio que soh tem raizes simples, entao A eh diagonalizavel.

Pensando bem, eu conhecia sim: m(x), o polinomio minimo de A, divide p(x).
Isso implica que m(x) soh tem raizes simples.
Mas a eh raiz de m(x) se e somente se a eh autovalor de A.
Logo, se os autovalores de A sao iguais a 1, soh pode ser m(x) = x - 1 ==>
m(A) = A - I = 0 ==> A = I.

Obrigado e um abraco,
Claudio.