RE: [obm-l] Triangulo ( geometria plana )

>5 ) Na figura M e N são pontos médios dos lados PQ e PR do triangulo PQR .
>Sabendo que QR mede 18 cm e que a altura relativa a esse lado mede 12 cm a
>altura do triangulo MNT relativa ao lado MN mede em centimetros?
>
>obs : T é o ponto de encontro das medianas.

PQR~MNP ,  MN = QR/2 = 9 cm -> como sw triângulos semelhantes,

a altura do triangulo MNP relativa a MN = 12cm /2 = 6cm

treçando as medianas, obtemos o triangulo TQR, temos TQR~MNT

RT = 2.MT, QT= 2.TN, daí tem-se por semelhança que a altura de MNT = altura
de TQR/2

h' = h''/2  h' + h'' =6cm, -> h' + 2h'' = 6, h' = 2cm

por favor me corrijam se estiver errado.

falou

http://messenger.msn.com.br