Re: [obm-l] Re: [obm-l] RESSACA NEURÓBICA!

on 24.02.04 21:28, Nicolau C. Saldanha at nicolau@mat.puc-rio.br wrote:

> Este é um clássico. Eu sugiro que você comece com o caso mais fácil:
>
> 6 matemáticos de todo o mundo trocam correspondência sobre 2 temas. Cada
> dupla de matemáticos se corresponde sobre um e apenas um tema. Mostre que
> existem pelo menos 3 matemáticos que se correspondem sobre o mesmo tema.
>
> O problema que você propôs é parecido só que maior, se você entende
> o que eu quero dizer.
>
> []s, N.

Fixe um matematico (digamos A). Dentre os 16 restantes, existem 6
(chamemo-los de B1, B2, B3, B4, B5 e B6) que se correspondem com A sobre um
mesmo tema (digamos, tema 1), igual para os 6 (isso eh facil de ver -
aplicacao elementar das casas de pombos).

Se existirem i e j (1 <= i < j <= 6) tais que Bi e Bj se correspondem sobre
o tema 1, entao acabou: A, Bi e Bj serao tres matematicos que se
correspondem sobre um mesmo tema.

Caso contrario, use o resultado que o Nicolau mencionou sobre 6 matematicos
(os Bi's) e 2 temas (temas 2 e 3) e conclua que existem i, j e k (1 <= i < j
< k <= 6) tais que Bi, Bj e Bk se correspondem sobre um mesmo tema.

***

Mais dificil eh mostrar que com apenas 16 matematicos, isso (3 matematicos
se correspondendo sobre um mesmo tema) pode nao ocorrer.

Um abraco,
Claudio.