[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] dúvida

Tarcio,

O enunciado não dá margem a interpretar que se tratem de grupos formados
para os quais a ordem de escolha importa. ("Dispomos de 10 livros diferentes
e queremos organizar grupos de três livros. O número de grupos diferentes
que podemos formar é igual a...?", observe que os "grupos" não foram
definidos, não se sabe se são grupos de livros que possuem a mesma capa, que
fazem parte de uma mesma coleção, absolutamente nada. Só se sabe que são
livros diferentes e que os grupos possuem três deles.) O Nicolau, aliás, deu
um exemplo bastante consistente sobre isso. Mas não é a primeira vez que
vejo enunciados interpretados de forma incorreta por quem resolveu. Certa
vez, aconteceu comigo quando estava estudando permutações caóticas, o que
realmente foi um caos, pois era um dos primeiros exercícios que eu resolvia.
A única sugestão é procurar bons livros para começar, a coleção do Iezzi
possui um livro excelente de Combinatória (volume 5), e depois que você
tiver os conceitos bem claros já saberá quando algo é incoerente.

Aproveitando a oportunidade, alguns dias atrás, você enviou novamente aquele
problema de capital que decuplicou, e nenhuma das alternativas está correta
para o enunciado dado. Por curiosidade, calculei aplicando juros simples e
juros compostos, comparando com a alternativa correta que você havia dito
(12/7% a.m.). Veja:

Seja C o capital envolvido, a juros simples, teremos:

10C = C(1+i*7*12) ==> i = 0,10714285714...

A juros compostos, teremos:

10C = C(1+i)^(7*12) ==> i = 0,02779088522...

Porém, 12/7% = 0,01714285714...

E, ainda assim, há uma diferença de 1% (aprox.) entre a resposta dada como
correta e a taxa de juros, considerando que fossem compostos, e não simples
como dito no enunciado.

Viu só?

Abraços,

Rafael de A. Sampaio