Re: [obm-l] Diedros e Triedros

"A soma das medidas (em graus) das faces de um triedro qualquer é menor que
360º."

0º < A + B + C < 360º

Considere a semi-reta Va’ oposta a Va. No triedro V(a’,b,c) temos bc < ba’+
ca’.
Observe que ab + ba’ = 180 e ac + ca’ = 180
Então, ab + ba’ +  ac + ca’ =  360
Como bc < ba’+ ca’, ta provado.

Outro abraço.
Fabio Henrique.

Em 27 Feb 2004, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>Boa noite aos colegas da lista.
>
>Há pouco tempo, estava eu estudando diedros, triedros, poliedros e ângulos
>poliédricos. O livro que estava lendo afirmava verdadeiras algumas
>desigualdades, mas não as demonstrava. Assim, fiquei sem saber se
>realmente elas são "intuitivamente" verificadas somente ou se existe uma
>demonstração formal, que ainda não encontrei.
>
>Sejam A, B e C faces e d_1, d_2 e d_3 diedros (ângulos entre faces), as
>afirmações são:
>
>"A soma das medidas (em graus) das faces de um triedro qualquer é menor que
>360º."

> [...]

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br