Re: RES: [obm-l] Exercicio Geometria Plana - ANTIGO

Esta solucao do Guilherme eu nao conhecia.
Este problema e´ de fato o mesmo do livro do Morgado.
Ele (o problema, e nao o Morgado) aparece ainda
no livro do Coxeter ("Geometry Revisited")
e ainda em um outro livro que tenho de "Selected Problems in Geometry".
A primeira vez que o vi (o problema) foi num curso
pre-vestibular em que o Prof. Brandao do Impacto me mostrou a seguinte
solucao.
(mesmo tendo a solucao do Guilherme, talvez valha a pena seguir
esta outra solucao pela elegancia da mesma).

Trace CD, com D em AB, tal que <ACD = 20
(ou seja, esta reta CD é completamente magica, mas ela
gera uma serie de resultados interessantes que tornará o problema
até mesmo trivial)
Do triângulo ACD:
  <CAD = 80, <ACD = 20 => <ADC = 80 => AC = CD (1)
Do triângulo CAP:
  <CAP = 50, <ACP = 80 => <APC = 50 => AC = CP (2)
De (1) e (2): CD = PC, logo o triângulo CDP é isósceles
com um ângulo <DCP = 60. Com estas condições, o triângulo CDP
é de fato um triângulo equilátero e assim:
  CD = CP, <DCP = 60 => <CDP = 60, <CPD = 60 e ainda CD = CP = DP (3)
Além disto, tem-se do mesmo triângulo que: <APD = 10 (A)
Do triângulo DCQ:
  <CDQ = 100, <DCQ = 40 => <CQD = 40 => CD = DQ (4)
De (1), (2), (3) e (4):
  AC = CD = CP = DP = DQ (!)
Do triângulo DPQ:
  DP = PQ, <PDQ = 40 => <DPQ = 70 (B)

Por (A) e (B), o ângulo pedido, <APQ, é tal que
  <APQ = <APD + <DPQ = 10 + 70 = 80

Obs: A versão mais comum deste problema pede o ângulo <CPQ
que naturalmente é igual a 30.