Re: [obm-l] Exercicio Geometria Plana - ANTIGO

Em 25 Feb 2004, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>sao
>50o
> e o angulo A^CQ = 60o . Calcular o angulo A^PQ. ---
>
>Este problema é um clássico e é bastante difícil.
>A solução mais tradicional envolve traçar umas retas auxiliares
>e observar que um monte de triângulos são isósceles e/ou equiláteros.

   Me deram esse problema quando eu tinha 14 e eu não resolvi,
mas fiz o que o professor Nicolau está dizendo, tracei um
monte de retas auxiliares e triângulos e fiquei analisando
as geometrias das figuras.  O que me veio a mente depois de
ver a solução, foi se existiria solução no caso geral para
ângulos arbitrários e como alguém resolveria isso neste
caso.
     Eu imagino que as técnicas aplicadas para resolver
o caso geral não sejam elementares e apelariam para
formas modulares ou coisas do gênero.  Talvez alguém da
lista possa falar a respeito.

[]s
  Ronaldo L. Alonso

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/