Re: [obm-l] Outro Problema Legal

On Wed, Feb 25, 2004 at 04:34:22PM +0000, Paulo Santa Rita wrote:
> " Se f:R->R e periodica de periodo T e integravel em qualquer intervalo,
> mostre que :
> INTEGRAL(A ate A+T) f = INTEGRAL(0 ate T) f  qualquer que seja a constante
> A"
>
> A questao e trivialissima e eu coloquei :
>
> Como f e integravel em qualquer intervalo, a funcao F(x)=INTEGRAL(x ate x+T)
> f esta bem definida. Pelo TEOREMA FUNDAMENTAL DO CALCULO segue que F'(x) =
> f(x+T) - f(x).  Ora, f e periodica de periodo T. Entao F'(x)=0. Isto implica
> F(x)=constante. Logo, o valor de F(x) nao depende de x.
> [...]

Eu não resisto à tentação de tumultuar um pouco...

Que tipo de integral é esta? Se for de Lebesgue, então você *não pode*
(a primeira vista) afirmar que F'(x) = f(x+T) - f(x) = 0 para todo x;
você só pode afirmar que F'(x) = 0 para quase todo ponto.
E o fato da função F ser contínua e ter derivada zero qtp *não*
é suficiente para garantir que F é constante!

Mesmo se a integral for de Riemann, você continua sem poder afirmar
(a primeira vista) que F'(x) = f(x+T) - f(x) = 0 para todo x.
Isto só vale se f for sabidamente contínua em x e x+T (ou algo similar).
Note que o enunciado não diz que f é contínua nem nada do gênero
apesar de que talvez fosse esta a intenção.

[]s, N.