Re: [obm-l] DE FRENTE!

Em 23 Feb 2004, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>Turma! Abram alas para a passagem de mais um do grupo especial!
>
>Três pontos são selecionados aleatóriamente numa circunferência de raio
>unitário. Encontre a probabilidade de esses pontos pertencerem a uma mesma
>semicircunferência.

   Neste caso, a curva da semicircunferência tem que
coincidir com a curva da circunferência (como eu sei isso?
Bem... existe outro caso?).
Como a circunferência é uma figura totalmente simétrica
a tomada dos dois primeiros pontos não interferirá
no resultado final.  Será o terceiro ponto que determinará
se eles pertencem ou não a mesma circunferência.
   É claro que o máximo que que o terceiro ponto pode estar
afastado dos outros dois é quando os três pontos formam
um triângulo retângulo inscrito na semicircunferência.
   Qualquer ponto tomado com distância menor vai pertencer
a uma mesma semicircunferência. Com essa análise eu
concluo que a probabilidade é dada por:
   p = medida da semicircunferência/medida da circunfência,
ou seja, 1/2.

    Pelo horário da resposta dá pra ver que carnaval não
é muito meu forte :) :) :) :)
Ronaldo L. Alonso

>Divirtam-se!

>WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/