[obm-l] word problems

Ola pessoal,

Abaixo estao 3 problemas. Eu nao estou conseguindo resolver os 2 primeiros. Nao sei se esta certo minha resolucao da ultima. Gostaria de saber pois nao tenho o gabarito de nenhum deles.

1) No cinema havia 126 pagantes,sendo que o numero
de pessoas que pagaram o valorintegral do ingresso excedia
em 6 o dobro do numero de pessoasque pagaram a metade
do valor do ingresso. Sabendo-seque o ingresso integral
custa r$ 14,00, pode-se afirmar que o total arrecadado
com a venda foi de:

2) Lia comprou um carro pagando 25% do valor de entrada,
mais tres prestacoes fixas de r$ 2600.00
cada uma, mais uma quarta parcela igual a 15% do preço
total do carro, sem nenhum acrescimo. Assim sendo, o
valor pago como entrada foi de?

3) Uma pessoa comprou 2 saias e 3 blusas por r$ 403.00,
sendo que as blusas tiveram omesmo preço. Uma das saias
custou tanto quanto as 2 blusas ea outra custou a metade
do valor das 3 blusas juntas. Logoa quantia paga pela
saia mais cara foi de :

resolucao:

[...Uma pessoa comprou 2 saias e 3 blusas por r$ 403.00,
sendo que as blusas tiveram omesmo preço...]

s= preco da saia
b =preco da blusa

2s + 3b = 403 (I)

[...Uma das saias custou tantoquanto as 2 blusas e a outra custou a metade
do valor das 3 blusas juntas. Logoa quantia paga pela saia mais cara foi de :

s[1] = 2b (saia mais cara !) (II)
s[2] = 3b/2 (III)

Como 2s = s[1]+ s[2].

(2b + 3b/2) + 3b = 403