Re: [obm-l] word problems

Rafael,

Em relação ao último problema, creio que você raciocinou corretamente e somente tenha errado nas contas finais (mais especificamente, no valor de 'b'). Seguem as resoluções, para você conferir com as suas:

1)

x: pessoas que pagaram o valor integral
y: pessoas que pagaram a metade do valor

x + y = 126
x = 2y + 6

x = 86 e y = 40

Total: R$ (86*14+40*7) = R$ 1.484,00

2)

Entrada: 25% de x
3 prestações fixas: R$ 2.600,00 cada
Últimas parcela: 15% de x

0,25*x+0,15*x+3*2600=x
0,6x = 7800 ==> x = R$ 13.000,00

25% de R$ 13.000,00 é R$ 3.250,00

3)

S_1 + S_2 + 3*B = 403
S_1 = 2*B
S_2 = 3*B/2

2*B + 3*B/2 + 3*B = 403
4*B + 3*B + 6*B = 806
B = 62

S_1 = 2*62 = 124
S_2 = 93

Logo, a saia mais cara custou R$ 124,00.

Abraços,

Rafael de A. Sampaio