[obm-l] Minimo de Funcao

Olah pessoal
O Paulo Santa Rita me pediu que mandasse para a lista
a solucao que ele desenvolveu para aquele problema de
minimizar uma funcao. Realmente, ele chegou a uma
solucao extremamamente interessante e inteligente, que
comprova a licao que ele deu no sentido de sempre
procurarmos outras alternativas quando os metodos
classicos sao complicados.

Parabens ao Paulo! Reproduzo a seguir a solucao que
ele me enviou:

-------------   Solucao do Paulo ---------

Olhando f(u,v) = (u-v)^2 + { (4/3)*[(9 - u^2)^(1/2)]
-  (4 -
v^2)^(1/2) ]
}^2 e fazendo
g(u,v)=(u-v)^2  e  h(u,v) = f(u.v)  -  g(u,v) vemos
claramente que
f(u,v) e
o QUADRADO
DA DISTANCIA ENTRE DOIS PONTOS : um no grafico de Y =
(4/3)*[(9 -
u^2)^(1/2) e
outro no grafico de Y=(4 - v^2)^(1/2).

Para ficar mais claro, e como se tivessemos duas
funcoes Y=f(X) e
Y=g(X)
plotadas no mesmo
plano cartesiano e quisessemos encontrar o quadrado da
distancia entre
dois
pontos, um em
cada grafico. Sejam (u,f(u)) e (v,g(v)) estes pontos.
Teriamos :

[ D(u,v) ]^2  = (u-v)^2 + (f(u) - f(v))^2

Evidentemente que o minimo de f(u,v) = [D(u,v)]^2 e o
menor segmento
ligando
o dois
pontos, cada um no grafico de uma funcao. E o que
sucede no problema
proposto pelo Joao.
Naquele problema f(u)=(4/3)*[(9 - u^2)^(1/2) e g(v)=(4
- v^2)^(1/2),
isto e,
uma elipse
e um circulo.

Entao fica claro que eu preciso descobrir o segmento
mais curto que
liga os
dois graficos.

Agora, considere um ponto fora do circulo e sobre a
elipse. Dentre
todas as
secantes ao
circulo que partem deste ponto, a que tem a parte
externa menor e,
claramente, a que
passa pelo centro do circulo, pois a potencia do ponto
em relacao ao
circulo
e constante
e o diametro e a maior de todas as cordas : sao esses
fatos que obriga
ser a
parte externa da
secante que passa pelo centro do circulo a menor de
todas.

Bom, entao eu fico sabendo que - fixado um ponto na
elipse - o menor
segmento ligando
este ponto a um ponto do circulo e o segmente externo
da secante ao
circulo
que passa
pelo centro do circulo.

Resta variar os pontos na elipse para descobrir o
menor de todos os
menores,
isto e, o
infimo dos infimos. Bom, como a regiao entre o circulo
e a elipse vai
se
abrindo uniformemente
conforme vamos "subindo" e se dirigindo ao todo da
elipse, fica claro
que a
parte "mais
curta" esta em u=3 e v=2, que sera o minimo.

Esta tecnica e absolutamente geral e, sem olhar para a
equacao que
"advinho"
que ela tem
o seu valor maximo em v=u=0. Alias, de forma geral,
voce pode inclusive
desenvolver um
trabalho em analise, pois se f(u) envolve g(u) e g(u)
e um circulo,
este
metodo pode ser aplicado
com serenidade. Se voce desenvolver a ideia por tras
da simetria radial
do
circulo isso pode lhe levar a um novo resultado em
analise, mas eu
estou sem
tempo de me dedicar a isso agora : voce pode fazer
isso !