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[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Fun��es inversas
Nicolau,
Embora tenha eu aprendido o m�todo de Tartaglia de outra forma, devo
elogi�-lo pela did�tica ao explicar. N�o querendo resgatar a discuss�o
anterior sobre o ensino da Matem�tica para o Ensino M�dio, fa�o um
coment�rio breve ap�s ler a sua "aula": infelizmente, quando um professor
atinge certa profici�ncia na arte de ensinar, tornando-se claro at� para um
leigo, ele adquire outros objetivos -- avan�ar nos estudos, dar aulas para o
Ensino Superior, examinar temas de Olimp�adas, fazer pesquisas etc. --, o
que � muit�ssimo louv�vel evidentemente, mas n�o deixa de ser tamb�m uma
perda para aqueles que n�o ter�o um professor t�o h�bil logo de in�cio, e
muitos (ou a maioria) adquirem o misterioso "desinteresse". Veja, n�o �
minha inten��o criticar isto ou aquilo, e sim observar que muitas falhas n�o
pertencem aos alunos somente, mas ao que h� de mais natural tanto para o
aluno quanto para o professor: o amadurecimento ao aprender e ao ensinar
(simult�neo para ambos). A confian�a que um professor demonstre por aquilo
que ensina certamente � capaz de cativar a curiosidade dos alunos, os quais
encontrariam motiva��o de estudo na Matem�tica.
O trabalho de longos anos do Prof. Luiz Barco (USP) � um exemplo a ser
considerado: o interesse por mostrar que qualquer assunto dentro da
Matem�tica, seja ele de n�vel elevad�ssimo ou n�o, pode ser explicado e
entendido por qualquer pessoa desde que a *linguagem* seja trabalhada nesse
sentido. E eis o maior crime a que muitos matem�ticos n�o se furtam: abusar
da linguagem em detrimento da clareza.
Sinceramente,
Rafael de A.Sampaio
----- Original Message -----
From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, February 12, 2004 12:25 PM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Fun��es inversas
> On Thu, Feb 12, 2004 at 10:54:31AM -0200, Claudio Buffara wrote:
> > Por outro lado, eh possivel achar uma expressao
> > para a inversa de k:R _> R dada por k(x) = x^3 + 3x. Voce consegue?
>
> A dica para resolver este problema � ler a minha mensagem de ontem.
>
> []s, N.
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