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[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Funções inversas



Nicolau,

Embora tenha eu aprendido o método de Tartaglia de outra forma, devo
elogiá-lo pela didática ao explicar. Não querendo resgatar a discussão
anterior sobre o ensino da Matemática para o Ensino Médio, faço um
comentário breve após ler a sua "aula": infelizmente, quando um professor
atinge certa proficiência na arte de ensinar, tornando-se claro até para um
leigo, ele adquire outros objetivos -- avançar nos estudos, dar aulas para o
Ensino Superior, examinar temas de Olimpíadas, fazer pesquisas etc. --, o
que é muitíssimo louvável evidentemente, mas não deixa de ser também uma
perda para aqueles que não terão um professor tão hábil logo de início, e
muitos (ou a maioria) adquirem o misterioso "desinteresse". Veja, não é
minha intenção criticar isto ou aquilo, e sim observar que muitas falhas não
pertencem aos alunos somente, mas ao que há de mais natural tanto para o
aluno quanto para o professor: o amadurecimento ao aprender e ao ensinar
(simultâneo para ambos). A confiança que um professor demonstre por aquilo
que ensina certamente é capaz de cativar a curiosidade dos alunos, os quais
encontrariam motivação de estudo na Matemática.
O trabalho de longos anos do Prof. Luiz Barco (USP) é um exemplo a ser
considerado: o interesse por mostrar que qualquer assunto dentro da
Matemática, seja ele de nível elevadíssimo ou não, pode ser explicado e
entendido por qualquer pessoa desde que a *linguagem* seja trabalhada nesse
sentido. E eis o maior crime a que muitos matemáticos não se furtam: abusar
da linguagem em detrimento da clareza.


Sinceramente,

Rafael de A.Sampaio




----- Original Message -----
From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, February 12, 2004 12:25 PM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Funções inversas


> On Thu, Feb 12, 2004 at 10:54:31AM -0200, Claudio Buffara wrote:
> > Por outro lado, eh possivel achar uma expressao
> > para a inversa de k:R _> R dada por k(x) = x^3 + 3x. Voce consegue?
>
> A dica para resolver este problema é ler a minha mensagem de ontem.
>
> []s, N.


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http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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